quarta-feira, 10 de maio de 2017

Abstinência de Ansiolíticos Benzodiazepínicos 1

 Este capítulo trata do que acontece quando as benzodiazepinas são removidos do corpo durante e após a redução da ingestão total de suspensão. Principalmente, a questão dos sintomas de abstinência e como lidar com eles, se eles se manifestarem (nem todas as pessoas apresentam abstinência).

Devemos salientar que os sintomas de retirada podem ser reduzidos em grande parte pela redução da dose lentamente e, sendo adaptado às necessidades pessoais de cada um. Apesar disso, os usuários de benzodiazepínicos a longo prazo começam a sentir os sintomas da "retirada" enquanto ainda tomam a droga. Isto é devido a um processo de desenvolvimento chamado de tolerância à droga,que, por vezes,fazem os médicos aumentar a dose ou acrescentar outros benzodiazepínicos. A análise do estudo realizado nos primeiros 50 pacientes que foram a minha clínica para tratar a dependência de benzodiazepinas, demonstrou que todos eles já tinham sintomas quando eles apareceram pela primeira vez, enquanto eles estavam usando benzodiazepínicos (12 deles estavam tomando simultaneamente dois tipos de benzodiazepinas que haviam sido prescritos para eles). Aqueles sintomas incluíram uma grande variedade de manifestações,conhecido como sintomas de abstinência tipo benzodiazepina psicológica e física. nestes pacientes, o processo de diminuição lenta da dose de benzodiazepinas causou um ligeiro aumento destes sintomas, o que diminuiu depois suspensão total da droga.

As pessoas que tinham sintomas graves após a descontinuação da droga benzodiazepinas geralmente tinham abandonado muito rapidamente. A falta de explicações sobre os sintomas muitas vezes causa desconforto e aumentou os temores ( "Eu estou ficando louco?") E isso, por si só, os sintomas amplificam. Por causa dessas experiências que os assustava, esses pacientes acabaram sofrendo de um transtorno de estresse pós-traumático semelhante ( "transtorno de estresse pós-traumático", ou PTSD) síndrome de desordem. No entanto, compreender as razões que possam surgir algum destes sintomas e a natureza deles pode ajudar muito a aliviar a confusão e medo associado com a suspensão de benzodiazepínicos e também pode ajudar a prevenir sequelas a longo prazo . As reações para a suspensão da droga em efeito, constitui uma resposta normal à interrupção de muitas drogas consumidas cronicamente, tais como álcool, opiáceos, antipsicóticos, antidepressivos, e até mesmo alguns medicamentos para angina e hipertensão.

- Mecanismos de reação para a descontinuação do fármaco.

Geralmente, as reações de suspensão dos fármacos é oposta ao que o fármaco tinha de benefício no início do tratamento. No caso das benzodiazepinas, a interrupção após uso crônico,causava falta de sonhos é substituída pela insônia e pesadelos; relaxamento muscular, aumento da tensão e espasmos musculares;calma por ansiedade ou pânico; efeitos anticonvulsivantes por convulsões epilépticas. Estas reações são causados ​​pela exposição abrupta de mecanismos adaptativos que ocorreram no sistema nervoso, em resposta à presença crônica da droga. Rapidamente a suspensão do fármaco abre as comportas, o que resulta em uma hiperatividade rebote de todos os sistemas que tinham sido atenuados pela presença de benzodiazepinas e já não encontram resistência. Quase todos os mecanismos excitatórios do sistema nervoso começam a funcionar "em ultrapassagem" e até novas formas de adaptação ao estado em que estão, na ausência da droga, o cérebro e o sistema nervoso periférico permanecem temporariamente em um estado de hiperexcitabilidade e são extremamente vulneráveis ​​ao estresse.

 Os sintomas de abstinência de tipo agudo.
 O efeito mais acentuado de benzodiazepínicos é o seu efeito ansiolítico, é por isso que eles nasceram e se tornou importante como tranqüilizantes. Como resultado, quase todos os sintomas de abstinência de tipo agudo são precisamente aqueles que estão relacionados à ansiedade. Estes sintomas foram descritos como manifestações que acompanham os estados de ansiedade em pessoas que nunca tinham tomado uma benzodiazepina e que já tinham sido reconhecidas como sintomas físicos e psicológicos relacionados à ansiedade muito antes de benzodiazepinas foram descobertos. Apesar disso, alguns grupos são particularmente sintomas típicos da suspensão de benzodiazepinas. Tais sintomas incluem hipersensibilidade (ruído, luz, sensações táteis, sabor e cheiro) estímulos sensoriais e distorções de percepção, entre os quais podemos citar como exemplos a sensação de que o chão se move com movimento de balanço , sensações de movimento em geral, a impressão que as paredes ou piso estão inclinado, a sensação de caminhar sobre o algodão. Também parece ter uma incidência mais elevada de fenômenos de despersonalização, sensação de irrealidade (desrealização), e formigamento ou dormência. Alucinações, distorção da imagem corporal (p. Ex. "Eu sinto que minha cabeça é como uma bola de futebol ou de um balão"), a sensação de insetos rastejando sobre a pele, espasmos musculares e perda de peso não são incomum durante a redução e suspensão após a ingestão de benzodiazepinas .
 Sintomas que os pacientes descrevem na espontaneamente. É certamente uma lista muito longa e provavelmente não cobre toda a gama de sintomas que podem ocorrer. Claro, nem todos os pacientes que sofrem todos os sintomas e nenhum dos sintomas é inevitável. Os sintomas de abstinência parecem identificar e atingir os pontos mais vulneráveis ​​do paciente: se ele está propenso a dores de cabeça, enxaquecas ficam mais forte durante a redução da dose e / ou após a suspensão; se ele tem uma certa predisposição para "IBS" pode agravar os sintomas digestivos. Quase sempre, estes sintomas são temporários e podem ser minimizados. Se for bem compreendido o que faz com que os gatilhos causem menos medo e parecem menos importantes ou estranhos. Além disso, os pacientes podem aprender técnicas para aliviar ou controlar muitos destes sintomas: pode fazer muito para ajudar a si mesmo.

Sintomas da Abstinência - Tabela 1
- Sintomas psicológicos
      Excitabilidade (agitação, inquietação)
      Insônia, pesadelos, outros distúrbios do sono
      Aumento da ansiedade, ataques de pânico
      Agorafobia, fobia social
      Distorções de percepção
      Despersonalização, desrealização
      Alucinações, percepções equivocadas
      depressão
      obsessões
      idéias paranóides
      Raiva, agressividade, irritabilidade
      Falta de memória e falta de concentração
      memórias intrusivas
      Craving (raro)

- Sintomas físicos
      Dor de cabeça
      Dor / rigidez - (nos membros, costas, pescoço, dentes, mandíbula)
      Formigamento, dormência, sensação alterada - (nos membros, face, tronco)
      Fraqueza (pernas floxas ou "perna de geléia"
      Fadiga, sintomas semelhantes aos da gripe
      espasmos musculares, empurrões, contrações musculares e sensações de "choque elétrico"
      requebro
      Zumbido (zumbido nos ouvidos)
      Double Vision / turva, irritação ou olhos secos
      tremores
      Hipersensibilidade - (luz, o ruído, a sensações táteis, paladar, olfato)
   
- Sintomas gastrointestinais
      náuseas, vômitos, diarreia,
      Constipação, dor, distensão, dificuldade em engolir)
      Mudanças no apetite e / ou peso
      boca seca, gosto metálico, a percepção de cheiros incomuns
      Vermelhidão / sudorese / palpitações na barriga
      dificuldades urinárias / problemas menstruais
      erupção cutânea, comichão
      Convulsões (Raro)


 Todos estes sintomas foram descritos por pacientes que foram reduzindo a dose ou em suspensão e que faziam consumo de benzodiazepinas; Eles não são listados em qualquer ordem particular, e algumas dessas manifestações, se houver, são típicos da retirada da benzodiazepina. Provavelmente, esta lista não está completa. Assuntos diferentes que sofrem de diferentes combinações destes sintomas.A maioria nao vai ter todos estes sintomas!

- SINTOMAS DETALHADOS

-Insônia, pesadelos, outros distúrbios do sono.

 O sono produzido por benzodiazepinas, embora à primeira vista pode parecer relaxante, não é um sono normal. Benzodiazepinas inibem tanto a fase de sonho do sono (sono "REMS", sigla para "movimento rápido dos olhos sono" ou "fase do sono de movimento rápido dos olhos"), como o sono profundo (SWS, Inglês "sono de ondas lentas "). O tempo de sono extra que os benzodiazepínicos fornecem principalmente pertence à fase de sono leve, denominada Fase 2 ,fases do sono REM e SWS são as duas mais importantes do ciclo do sono e são essenciais para a saúde. Estudos sobre privação de sono que qualquer diferença que possa ocorrer rapidamente compensado por um mecanismo de retorno aos níveis normais, logo que as circunstâncias o permitam.

Para os indivíduos que habitualmente ingerem benzodiazepinas, REMS e estágios SWS tendem a retornar aos níveis anteriores ao uso das drogas (por causa da tolerância), mas permanece o déficit originail. Após a suspensão, mesmo após anos de benzodiazepina, que ocorre como um efeito de ricochete um aumento marcado na fase REMS, o que também torna-se mais intenso. Consequentemente, os sonhos tornam-se mais vivos, você pode ter pesadelos e isso faz que a pessoa a acorde frequentemente durante a noite. Esta é uma reação normal da suspensão de benzodiazepinas e, embora desagradável, é um sinal de que o paciente está prestes a melhorar. Quando compensar o défice de fase REMS, geralmente após 4-6 semanas, os pesadelos tornam-se menos frequente e desaparecem gradualmente.

Após a descontinuação da droga, o retorno da fase SWS parece demorar mais tempo, provavelmente porque o nível de ansiedade é alta, o cérebro está em um estado de hiperatividade é difícil relaxar completamente. Pode ser que a pessoa tenha dificuldade em adormecer e pode sentir sintomas de "Síndrome das Pernas Inquietas" (em Inglês conhecido como "síndrome das pernas inquietas"), músculo puxa súbita (mioclonia) enquanto você está dormindo ou eles podem de repente sentir um sacudimento ou um começo por causa de uma alucinação ou por causa de um ruído muito forte (Hypnagogia), e nestes casos despertar. Esses distúrbios também pode durar poucas ou várias semanas, às vezes até meses.

No entanto, todos estes sintomas desaparecem com o tempo. A necessidade de sono é tão atraente que no final do processo retorna para o sono normal prevalecer. Enquanto isso, pode ser útil tomar certas medidas para uma boa higiene do sono, tais como evitar chá, café ou outros estimulantes ou álcool perto de deitar, ouvir gravações para relaxamento, aplicando técnicas de gestão de ansiedade tipo meditação guiada e exercício físico. Também pode ser útil para levar toda ou grande parte da dose de benzodiazepina à noite, durante o período de redução. Em alguns casos, pode ser que a administração de outra droga (ver abaixo a secção em drogas adjuvantes) é recomendado.

- Memórias intrusivas.

 Um sintoma muito interessante entre os pacientes que estão reduzindo as doses de benzodiazepínicos ou suspenderam totalmente a droga,estão certos episódios que podem ser chamados de "memórias intrusivas". De repente, a mente evoca uma imagem vívida de alguém que não vêem há anos. Às vezes até parece ver o rosto da outra pessoa quando olham no espelho. Parece que essa memória é evocada não intencionalmente e pode aparecer repetidamente,invadindo outros pensamentos. O que é muito interessante neste tipo de memória é que geralmente surgem ao mesmo tempo que os sonhos vívidos começam a aparecer, o que pode aparecer com um atraso de uma semana ou duas no princípio da redução da dose. Uma vez que estudos recentes do sono indicam que algumas fases do sono (REMS e SWS) são importantes nas funções mnemônicas, é provável que estas memórias são sonhos e estão inter-relacionados. Em ambos os casos, este fenômeno pode anunciar o regresso das funções mnemônicas ao normal e, embora eles às vezes são muito desagradáveis, eles podem ser considerados como um passo a frente no caminho para a recuperação.

Outras características da redução e / ou suspensão de benzodiazepinas são memória fraca e falta de concentração, os sintomas são provavelmente devido aos efeitos persistentes da droga. Aqueles que aconselham o paciente devem estar dispostos a repetir as palavras de encorajamento repetidamente, semana após semana, porque os pacientes simplesmente pode esquecer muito rapidamente.

- Ataques de pânico.

 Os ataques de pânico podem surgir pela primeira vez durante a redução e / ou descontinuação da droga, embora alguns pacientes já têm uma vasta experiência nestes sintomas. A atriz Glenda Jackson, que não consome benzodiazepinas, os descreveu assim: "Meu Deus,os ataques de pânico dão a sensação que está morrendo, o coração bate tão forte que parece que vai saltar para fora do peito; afogá-lo e você começa sentir que não pode respirar - e tudo isso acompanhado por um tremor terrível e uma sensação de estar muito frio "(revista" Sunday Times", página 15, 17 de outubro de 1999.).
 Estes ataques são característicos de alguns estados de ansiedade e são o resultado de tempestades reais e hiperatividade central e periférico, especialmente nos centros envolvidos nas "reações de medo e fuga" resposta a emergências do sistemas nervoso. Os centros nervosos que controlam essas reações foram inibidas por benzodiazepinas e pode retornar com vigor renovado como as benzodiazepinas gradualmente eliminadas do corpo.

Por mais irritante que eles são, ataques de pânico nunca é fatal e geralmente duram pouco mais de 30 minutos. Além disso, você pode aprender a exercer algum controle quando eles ocorrem. Abaixo estão várias maneiras descritas a aprender a gestão de um ataque de pânico,é uma habilidade que melhora com a prática e formação necessária na própria casa. No entanto, ataques de pânico e outros sintomas de abstinência tendem a manifestar-se nos momentos mais inapropriados, muitas vezes quando você não está em casa. Nestas circunstâncias, é importante manter a calma e não ser tentado pelo desejo de escapar. Dr. Peter Tyrer sugere a seguinte técnica quando um sintoma grave devido à abstinência, tais como quando um ataque de pânico ocorre enquanto você está empurrando o carrinho de compras em um supermercado ocorre:

"Comece a respirar maneira mais lenta e profunda, garantindo que o ar penetre e alcançe a parte inferior dos pulmões em vez disso, atinge apenas a parte superior do tórax"

"Ao fazer isso, você vai se sentir seus braços e mãos começam a relaxar e, enquanto segura o carrinho de supermercado."

"Não se mova até que você sinta a tensão fluindo para fora através de suas mãos. Com cada respiração profunda você sentirá a tensão aumenta e à medida que flui para fora sintomas são aliviados ou desaparecem."

Peter Tyrer, Como parar de tomar tranquilizantes, Sheldon Press, Londres 1986, p.63.

Perceba que um ataque de pânico pode ser controlada sem recorrer a um comprimido é um grande impulso para a auto-confiança, e apenas aprender novas estratégias para lidar com o estresse muitas vezes é a chave para o sucesso em suspensão benzodiazepinas. Os ataques de pânico geralmente desaparecem dentro de seis semanas após a descontinuação da droga.

- Ansiedade generalizada, pânico e fobias.

 Há muitas técnicas que não envolvem o uso de drogas para ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade. Algumas delas estão listados abaixo, mas é certamente além do escopo deste texto para mencionar todas as técnicas que podem ser aplicadas e dar explicações detalhadas de cada. Nenhum deles é essencial para qualquer pessoa que esteja ou tenha suspendido a redução da ingestão de tranquilizantes, mas pode ser útil para pessoas que têm dificuldades.

(1) as técnicas psicológicas

A terapia comportamental
Destina-se a substituir comportamentos relacionados à ansiedade a comportamentos mais adequados

relaxamento gradual dos músculos (reduzido a tensão muscular e alivia a ansiedade)

respiração diafragmática (muitas pessoas que sofrem de ansiedade hiperventilar)

imagens guiadas (focalizar a atenção sobre agradáveis ​​situações, relaxante, eles também podem ser usados ​​em gravações caseiras com música e palavras que têm um efeito tranqüilizante)

situações controladas que causam medo, aumentando gradualmente a exposição a eles até que a ansiedade diminui a exposição

A terapia comportamental cognitiva
 Ela ensina os pacientes a entender os padrões de pensamento para si e reagem de forma diferente a situações que provocam ansiedade

Terapias que ensinam a lidar / controlar a ansiedade (técnicas de aprendizagem) para evitar situações que provoquem ansiedade e lidar com isso, se esse sintoma aparece

Re-treinar e exercitar as habilidades cognitivas do paciente

(2) técnicas médicas complementares

acupuntura

aromaterapia

Massagens, reflexologia

homeopatia

(3) O exercício e outras técnicas

Esportes - aeróbica, corrida, natação, "pilates", andar a pé e qualquer outra atividade dinâmica que você goste.

Yoga - Muitos tipos e várias técnicas diferentes

Meditação - Muitos tipos diferentes e várias técnicas

 A escolha de cada uma dessas técnicas e a resposta a elas depende de cada indivíduo. As várias técnicas psicológicas que tenham sido formalmente testadas e são aquelas que dão os melhores resultados a longo prazo. Apesar disso, o resultado depende em grande parte da habilidade do terapeuta, bem como o seu conhecimento das benzodiazepinas, e a afinidade criada entre terapeuta e paciente.

De técnicas médicas complementares, tudo pode ser útil durante a prática, mas os efeitos tendem a ser de curta duração. Por exemplo, pacientes em minha clínica que seguiu um curso de 12 sessões de acupuntura conduzidas por um acupunturista com uma boa preparação, tanto a acupuntura chinesa e ocidental, este tratamento gostou e se sentiu relaxado durante a sessão, mas não houve melhorias a longo prazo do que outros que não tinham feito acupuntura.

Alguns indivíduos respondem muito bem às técnicas de ioga e meditação. Em particular, houve um paciente que estava forçando estar em uma cadeira de rodas por causa de uma paralisia espástica e que também era cego poderia suspender a ingestão de todos os benzodiazepínicos tomando exclusivamente com a ajuda de uma técnica de meditação. Ele também melhorou sua espasticidade. No entanto, note que nem todos podem dedicar concentração física e mental necessária para praticar estas técnicas. O exercício físico, praticada dentro das possibilidades de cada um, é sempre benéfico para todos.

Em conclusão, existem várias abordagens adequadas para os diferentes tipos de pessoas, mas você precisa personalizar e adaptar-se às suas necessidades pessoais. . Se você acredita em um determinado método em particular, provavelmente, isso é o que vai fazer bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário